Pesquisa Qualitativa

Pesquisa qualitativa

A pesquisa qualitativa é indicada para quaisquer situações em que se precisa compreender cenários com maior profundidade e em que a apreensão de aspectos subjetivos se faz relevante. Traça perfis, define cenários, gera insights sobre como desenvolver estratégias mais efetivas e fornece sólido embasamento ao processo de tomada de decisões.

Trabalhamos com desenhos de pesquisa personalizados a partir das demandas do cliente.

 

Benefícios

  • Conhecimento profundo sobre o tema pesquisado
  • Insights e indicação clara de estratégias mais efetivas
  • Mapeamento acurado e detalhado de cenários
  • Relatório em dois tempos: profundidade e detalhamento sem perda de agilidade e eficiência
  • Georreferenciamento da pesquisa

 

Como realizamos

A pesquisa qualitativa pode ser realizada por meio de entrevistas individuais, grupos focais, oficinas, observações em campo, cliente oculto e outros instrumentos que se mostrem interessantes às respostas demandadas pelo cliente.

Todo o processo de pesquisa é acompanhado de perto por mestres e doutores da USP - desde a definição dos instrumentos de coleta de dados, até a entrega dos resultados. Além disso, a coleta e a análise dos dados são realizadas sempre por psicólogos clínicos experientes, algo que nos permite garantir:

  • Maior acuidade na coleta dos dados: profissionais mais bem treinados para apreender opiniões, percepções e sentimentos; e para bem conduzir a coleta, favorecendo respostas mais ricas dos participantes, sem indução.
  • Garantir maior profundidade na análise dos dados.

 

A Análise

Nossas análises são feitas para se extrair o máximo de informações dos dados coletados. Nas pesquisas qualitativas, a partir de uma perspectiva ampliada e integradora, procede-se uma análise de conteúdo - somada à apreensão fenomenológica de entonações, gestos, comportamentos dos participantes - em dois níveis:

  •  Busca dos pontos de maior significação;
  •  Busca de conexões relevantes entre esses pontos.

Torna-se assim possível não apenas traçar-se perfis e cenários; tem-se um mapeamento claro e detalhado de dificuldades/problemas, pontos fracos e fortes e possibilidades de soluções e melhorias. O cliente se vê, dessa forma, com um material que lhe permite um sólido e nítido embasamento para o processo de tomada de decisões.

 

Resultados

Nossos relatórios são feitos para o cliente entender cada passo, cada dado, cada solução apresentada. São de alto padrão, completos e bem estruturados. Priorizando a profundidade e o detalhamento dos resultados, trabalhamos em dois tempos: alguns dias após a realização da coleta dos dados, entregamos um primeiro relatório, com uma síntese dos tópicos mais fundamentais e com diretrizes iniciais para que o cliente possa dar andamento aos seus projetos. Depois de algumas semanas, entregamos o relatório final, com interpretações e reflexões mais aprofundadas, pautadas em análise categorizada de conteúdo, e sempre ilustradas por dados de observação e trechos de depoimentos dos participantes.

Os áudios são guardados e disponibilizados online para posterior consulta, servindo como material para auditorias e comprovação da veracidade da pesquisa.

Sempre com a precaução de se cuidar dos aspectos éticos relativos aos participantes das pesquisas.